sábado, 28 de abril de 2012

COMO DEIXAR DE SE COMPARAR AOS OUTROS





Uma mensagem do Dr. Judith Orloff
26 de Abril de 2012
 
 
 
Como um psiquiatra, eu compreendo que a comparação é uma tendência natural que temos. Ela pode ser absolutamente neutra, como quando você avalia simplesmente as semelhanças e diferenças. Esta comparação é essencial para o raciocínio astuto. É também produtiva se você for inspirado a imitar os traços impressivos do outro. Entretanto, torna-se disfuncional quando ocorre a inveja e o ciúme, se você se julga como melhor ou inferior aos outros. Pense nisto: sem as comparações, a inveja e o ciúme não poderiam existir. Curiosamente, é mais comum se sentir inferior àqueles com “mais”, do que se sentir grato àqueles com “menos”.

Estamos em uma sociedade de viciados em comparações. Isto começa desde o primeiro dia. Os bebês são comparados ao outro. Quem é mais inteligente, mais bonito, mais precoce? Então vem a escola primária. Lembro-me de um jogo horrível em que alguns dos meus colegas participavam. Eles escolhiam um alvo, geralmente o estudante tímido e inseguro. Então, em um tom de provocação, eles cantavam em uníssono: “Há um fungo entre nós. Seu nome é: fungo (nome da pessoa), até que a pobre criança, totalmente humilhada, escapulia. Assim, na escola, havia basicamente os fungos e os não fungos. Não tão diferente do colapso de nossas comparações na vida mais tarde, interpessoal e politicamente. Xiitas e Sunitas. Supremacistas brancos versus Judeus e Negros. Protestantes e Católicos, em Belfast. Comparar-se ao outro pode impedir um vínculo de solidariedade comum e é um desserviço em encontrar o verdadeiro valor. Ninguém está acima de ninguém. A auto-estima deve vir de ser simplesmente você.

Em meu livro: “Liberdade Emocional”, eu enfatizo que nos compararmos aos outros pode vir da baixa auto-estima e da falta de crença na integridade de nosso próprio caminho de vida. Em um sentido espiritual, comparar o seu caminho com o do outro é comparar maçãs e laranjas. Por quê? Sua vida é explicitamente concebida para o seu próprio crescimento. Cada pessoa que você encontra, em cada situação que encontra desafios, você se torna uma pessoa mais forte, mais amorosa e confiante. Tente apreciar a graça dos obstáculos e das alegrias que lhe foram dadas.

Este é o legado da vida para você. A auto-estima vem de aceitar isto, trabalhando com o que cada dia traz. Como passar o seu tempo aqui é responsabilidade sua. Por que desperdiçá-la por meio de comparações? Realisticamente, provavelmente você ainda o fará. Ainda assim, esforcemo-nos para manter os nossos olhos em nós mesmos para construirmos a auto-estima, para que assim possamos ser emocionalmente mais livres.

O seguinte exercício o ajudará a transformar o ciúme e a inveja. Quanto mais praticá-lo, mais fácil se tornará.

PARE COM AS COMPARAÇÕES. CONSTRUA A AUTO-ESTIMA

- Escolha uma pessoa em relação a qual sente ciúme ou inveja. Talvez um colega de trabalho a quem o seu supervisor favorece. Ou um parente arrogante ou felizardo. Faça desta pessoa o seu teste antes que continue a transformar estas emoções com os outros.

- Comporte-se de maneira diferente. Pratique lidar com o ciúme e a inveja, usando conscientemente a humildade e evitando comparações, ainda que a pessoa o irrite. Por exemplo, em vez de se mostrar indignado ou retrair-se em seu lugar quando o seu supervisor elogiar este colega, o que segundo as suas idéias é um gesto de colegial, tente não estimular o sentimento de se sentir inferior. Ao contrário, como um igual capacitado, contribua com as suas próprias boas idéias, não permitindo que o seu relacionamento ou a sua auto-estima vacilante o intimide.

Embora você tenha o direito de ficar chateado em relação ao favoritismo do seu supervisor, uma abordagem humilde, porém confiante, começará a melhorar as coisas. Neste caso e situação com o seu parente arrogante, pratique a afirmação: “Eu não irei comparar.” Mude o seu pensamento para se concentrar no que realmente você tem, aquilo que o torna feliz. Deixe que isto seja o tom de sua interação.

- Dê aos outros o que você mais deseja para si mesmo. Se quiser que o seu trabalho seja valorizado, valorize o trabalho dos outros. Se quiser amor, dê amor. Se quiser uma carreira bem sucedida, ajude a carreira do outro a florescer. O que vai, volta, assim você pode mobilizar uma dinâmica energética.

- Aprenda a partir dos pontos positivos de um rival. Tire de sua mente o que percebe como falta e se concentre no auto-aperfeiçoamento. Yoko Ono dizia: “Transforme a inveja em admiração, e o que você admira se tornará parte de sua vida”, um credo de inspiração para a nossa vida.

- Deseje o bem ao rival. Ainda que seja difícil fazer isto, tente. Isto o ajudará a transformar a negatividade em algo mais positivo.

Contar com estes métodos o ajuda a tirar os seus olhos de outras pessoas e a voltar-se para si mesmo. O objetivo é valorizar o que você tem, em vez de se concentrar no que lhe está faltando. Uma grande parte da liberdade emocional é desenvolver a autocompaixão e não se perturbar. Elogie-se. Conquiste a auto-estima a partir dos seus esforços para lidar positivamente com o ciúme ou a inveja. Isto promove uma postura amorosa e não defensiva nos relacionamentos.
  



quinta-feira, 26 de abril de 2012

A CURA PELO PERDÃO




Pesquisas e estudos vêm comprovando os benefícios, tanto mentais quanto físicos, do ato de perdoar. Entrevistamos o Dr. Fred Luskin, autor de O Poder do Perdão, que estuda o assunto há mais de quatro anos.

Camilla Salmazi
Segundo o dicionário (Dicionário Michaelis) a palavra perdão significa “conceder perdão, absorver, remitir (culpa, dívida, pena, etc), desculpar e poupar-se”. Sim! O ato de perdoar envolve tudo isso e ainda muito mais. Pesquisas e estudos vêm sendo desenvolvidos nesses últimos anos para mostra e comprovar o poder e os benefícios do perdão.

Porém, não é justo dizer que somente agora o mundo está se dando conta do poder do perdão. No aspecto científico, talvez, mas crença e religiões já pregam a importância do perdão há muitos e muitos anos, principalmente como um ato importante para a saúde do espírito.

No ano passado, Charlotte Van Oyen Witvliet, professora de psicologia do Hope College, em Michigan, EUA, e seus colega, fizeram uma experiência com 71 voluntários. Nela, foi pedido a eles que se lembrassem de alguma ferida antiga, algo que os tivesse feito sofrer. Nesse instante, foi registrado o aumento da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e da tensão muscular, reações idênticas às que ocorrem quando as pessoas sentem raiva. E quando foi pedido que eles se imaginasse entendendo e perdoando as pessoas que lhes haviam feito mal, eles se mostraram mais calmos, e com pressão e batimentos menores.

A questão principal, porém, é que o nato de perdoar não é uma das tarefas mais fáceis para nós, seres humanos. Tribos, sociedades, países, famílias e amigos já travaram e ainda travam batalhas, e verdadeiras guerras, por causa de diferenças entre as pessoas, ou devido a algum ato que desagradasse ou prejudicasse, espalhando pelo mundo ainda mais rancor e nem um pouco de paz. Mas o perdão não é impossível, nem mesmo nos casos mais graves, como vem tentando comprovar o Dr. Fred Luskin, autor de O Poder do Perdão e doutor em aconselhamento clínico e psicologia da saúde pela universidade de Stanford.

Após ter sido muito magoado por um grande amigo, Luskin conseguiu, sozinho, achar uma forma de perdoar-lhe, e quis investigar se a sua técnica funcionaria com outras pessoas em casos semelhantes ou em casos mais graves. E desde então, deu início a suas pesquisas.



EM 1999, ELE CRIOU O PROJETO DA UNIVERSIDADE DE STANFORD PARA O PERDÃO, tendo combinado em sua pesquisa dissertativa uma técnica psicoterapêutica, focando e emotividade racional, com alguns estudos sobre o impacto das emoções negativas, como raiva, magoa e ressentimento no sistema cardíaco.

Suas técnicas foram aplicadas em várias experiências, sendo uma delas com dois grupos de pessoas que foram atingidas pelos conflitos entre protestantes e católicos, na Irlanda: um grupo, de mães que tiveram seus filhos mortos; outro, de homens e mulheres que perderam algum parente. Para esse projeto, Luskin contou com a cooperação de Carl Thoreses, PhD em Psicologia, e contou com o apoio de uma militante irlandesa que há trinta anos trabalha pela paz em seu país.

Os participantes foram separados em grupos experimentais e supervisionados, e passaram seis semanas tendo aulas sobre as técnicas de perdão de Luskin. Os primeiros resultados, segundo Thoresen, indicaram que os participantes apresentavam redução do nível de estresse, viam-se menos irados e mais confiantes de que, no futuro, eles perdoariam mais e mais facilmente. Além disso, o estudo mostrou que o perdão pode promover uma melhora na saúde física, pois esse grupo de pessoas apresentou uma diminuição significante em sintomas como dores no peito, na coluna, náuseas, dores de cabeça, insônia e perda de apetite. Luskin e Thoresen afirmam que essa melhora psicológica e física persiste pelo menos por quatro meses; em alguns casos, ao longo desses quatro meses, a melhora continua a progredir.

Luskin descreve o perdão como sendo uma forma de se atingir a calma e a paz, tanto com o outro quanto consigo mesmo. A terapia que ele propõe encoraja as pessoas a terem maior responsabilidade sobre suas emoções e ações, e serem mais realistas sobre os desafios e quedas de suas vidas.

Em O Poder do Perdão, ele explica p processo de formação de uma mágoa e demonstra como tal fato possui um efeito paralisante na vida das pessoas, baseado suas afirmações em suas investigações e pesquisas, principalmente em seu Projeto da Universidade de Stanford para o Perdão. Por meio de nove etapas (ver Box), o autor ensina a sua técnica de perdão.

Nessa entrevista exclusiva para a Sexto sentido, Luskin apresenta suas idéias sobre o ato de perdoar, e tudo o que está envolvido nesse processo.



Como pode ser definido, de fato, o ato de perdoar?

É simples. Perdoar é a arte de fazer as pazes quando algo não acontece como queríamos. Dizermos que é fazer as pazes com a palavra NÃO.



O acúmulo de mágoas pode causar problemas físicos e psicológicos?

Claro... rancor e desesperança são particularmente perigosos para o bem-estar. A vida tem dificuldades freqüentes. Precisamos de um caminho para superá-las e, assim, nos libertarmos... é para isso que existe o perdão.



E o perdão pode ser considerado como uma cura para doença físicas e mentais advindas de problemas emocionais ou psicológicos?

O perdão reduz a agitação que leva a problemas físicos. Perdoar reduz o estresse que vem de pensar em algo doloroso, mas não pode ser mudado. Ele também limita a ruminação que leva a sentimento de impotência que reduzem a capacidade de alguém cuidar de si mesmo. O perdão é uma cura... às vezes. Ajuda? Sim, muitas vezes.



É possível que pessoas possa perdoar alguém, mesmo ainda estando irada ou magoada com ela?

A diminuição da ira e de mágoa vem de se vivenciar o perdão. O perdão é a experiência interior de se recuperar a paz e o bem-estar. Pode acontece de alguém perdoar um dia, e a raiva volta depois, e isso é normal. Dessa forma, o perdão é um processo que deve ser praticado. Se você permanece falando ou pensando com rancor de alguém, então o perdão ainda não aconteceu.



Existe um momento certo para dar início ao processo do perdão?

O momento é logo depois do tempo necessário para vivenciar a perda.



Se a pessoa perdoar, ela pode ficar com a sensação de que a pessoa perdoada estava com a razão, ou com a sensação de que um direito seu foi atingido. Como afastar ou ultrapassar essa idéia?

Às vezes, a pessoa foi realmente prejudicada. O perdão não elimina esse fato; apenas o torna menos importante. O perdão implica que se pode ficar em paz mesmo tendo sofrido um mal. Não podemos escapa de todos os males, faz a pessoa continuar intranqüila porque o problema ainda persiste. O perdão reconhece o mal, mas permite que o prejudicado leve a vida em frente. O perdão pode conviver com a justiça e não impede que se faça as coisas justas ou adequadas. Você apenas não as faz de uma perspectiva rancorosa ou transtornada.



Quando a pessoa se encontra num “processo” de perdoar alguém, pode acontecer dela perceber que ela mesma também tem culpa na situação e pode ter causado algum mal ao outro. Como ela deve agir num caso desses?

Muitas situações são complexas e não se pode simplesmente distinguir nelas uma pessoa boa e uma ruim, mas sim duas pessoas que criaram juntas uma situação difícil. É bom lembrar que o perdão pode ser estendido à própria pessoa e que, ás vezes, o perdão implica em reconciliar um relacionamento, e outras vezes, em abrir mão desse relacionamento.



Como a falta de perdão pode prejudicar as pessoas?

A ausência de perdão causa estresse sempre que se pensa em alguém que nos feriu e com quem não fizemos as pazes. Isso prejudica o corpo e provoca emoções negativas.



Como foi idealizado o Projeto do Perdão?

Eu fui seriamente magoado por um amigo próximo, e tive de encontrar sozinho uma forma de me recuperar. Quando consegui, resolvi verificar se isso funcionava com outras pessoas. Foi o começo do meu primeiro projeto de pesquisa.



Essas descobertas são universais, aplicáveis a todos os grupos de sociedades?

Até o momento, a pesquisa que eu e outros temos conduzido sugere que o perdão tem valor em dificuldades muito variadas; podem envolver esposas ou maridos que enganam maridos ou esposas, crianças que sofreram abuso, sócios fraudulento e até pessoas que tiveram seus filhos assassinados. Também trabalhamos com uma grande variedade de nacionalidade aqui em São Francisco e região e tivermos bons resultados.



Existem outros cientistas no mundo realizando o mesmo tipo de pesquisa?

Existem alguns que pesquisam o ensina do perdão, como nós. Outros pesquisam as características que tornam as pessoas mais propensas ao perdão, e outros tentam entender como o perdão pode ser benéfico à saúde.


OS NOVE PASSOS DO PERDÃO - Segundo o Dr. Fred Luskin


1. Saiba exatamente como você se sente sobre o que ocorreu e seja capaz de expressar o que há de errado na situação. Então, relate a sua experiência a umas duas pessoas de confiança.

2. Compromete-se consigo mesmo a fazer o que for preciso para se sentir melhor. O ato de perdoar é para você e ninguém mais. Ninguém mais precisa saber sua decisão.

3. Entenda seu objetivo. Perdoar não significa necessariamente reconciliar-se com a pessoa que o perturbou, nem se tornar cúmplice dela. O que você procura é paz.

4. Tenha uma perspectiva correta dos acontecimentos. Reconheça que o seu aborrecimento vem dos sentimentos negativos e desconforto físico de que você sofra agora, e não daquilo que o ofendeu ou agrediu dois minutos - ou dez anos - atrás.

5. No momento em que você se sentir aflito, pratique técnicas de controle de estresse para atenuar os mecanismo de seu corpo.

6. Desista de espera, de outras pessoas ou de sua vida, coisa que elas não escolheram dar a você. Reconheça as “regras não cobráveis” que você tem para sua saúde ou para o comportamento seu e dos outros. Lembre a si mesmo que você pode esperar saúde, amizade e prosperidade e se esforçar para consegui-los. Porém você sofrerá se exigir que essa coisa aconteçam quando você não tem o pode de fazê-las acontecer.

7. Coloque sua energia em tenta alcançar seus objetivos positivos por um meio que não seja através de experiência que o feriu. Em vez de reprisar mentalmente sua mágoa, procure outros caminhos para seus fins.

8. Lembre-se de que uma vida bem vivida é a sua melhor vingança. Em vez de se concentrar nas suas mágoas – o que daria poder sobre você à pessoa que o magoou – aprenda a busca o amor, a beleza e a bondade ao seu redor.

9. Modifique a sua história de ressentimento de forma que ela o lembre da escolha heróicas que é perdoar. Passe de vítima a herói na história que você contar.



O Poder do Perdão
Dr. Fred Luskin
W11 Editores
(11) 3812-3812
Site: www.learningtoforgive.com

(Extraído da revista Sexto Sentido 50, páginas 20-24)


sexta-feira, 13 de abril de 2012

DEZ PASSOS PARA FAZER ESCOLHAS E TOMAR DECISÕES COM A AJUDA DOS ANJOS



Mensagem de Doreen Virtue
12 de Abril de 2012


Devo mudar? Sair do meu emprego? Deixar o meu relacionamento? Estas são perguntas que me são feitas frequentemente no meu programa de rádio e em meus workshops. E isto não me admira, pois estamos todos em um momento de grande mudança global e pessoal.

Os Anjos dizem que a chave para desfrutar destas mudanças é permanecer flexível e manter o seu senso de humor. É também útil saber que você não está sozinho e que muitas pessoas estão tendo experiências semelhantes.

As mudanças podem parecer assustadoras por causa da insegurança de fatores futuros desconhecidos (“Estarei seguro financeiramente?” “Ficarei sozinho?” “Esta mudança me deixará mais feliz?”

Os Anjos podem ajudar porque, a partir de sua perspectiva elevada, eles podem ver os fatores e tornar conhecidas as variáveis para vocês. Os Anjos não tomarão a decisão por vocês, por respeito ao seu livre arbítrio. Entretanto, eles funcionarão como assessores de confiança para ajudá-los a ver e a considerar as suas várias opções.

Para tomar decisões com a ajuda dos Anjos:

1 – Mantenham a intenção de se conectarem com o seu anjo da guarda para ajuda e orientação sobre as decisões que vocês estão tentando tomar. Seus Anjos já estão com vocês e definitivamente eles os ouvem e estão preparados para ajudá-los, e ao manterem esta intenção, vocês lhes estão dando a permissão de intervir.

2 – Criem um espaço tranqüilo, ainda que seja apenas fechando os seus olhos e respirando profundamente. Nos momentos em que estejam quase adormecendo ou despertando. No banheiro. Em uma caminhada. Ou ao ar livre, na natureza. O objetivo é estar em um local onde possam ouvir mais facilmente os anjos.

3 – Pensem silenciosamente nesta pergunta aos Anjos: “Que mudanças vocês gostariam de me ver fazer em minha vida?

4 – Observem os sentimentos e os pensamentos que chegam em resposta a esta pergunta.

5 – Peçam silenciosamente aos Anjos para que ajudem em qualquer área específica da sua vida que vocês estejam pensando em mudar. Abram o seu coração para os anjos, dizendo-lhes sobre todos os seus sentimentos.

6 – Observem os sentimentos e pensamentos que cheguem até vocês.

7 – Não se preocupem sobre “como” os seus pedidos serão atendidos. A mente infinita divina tem soluções e milagres disponíveis abundantemente. A preocupação nunca ajuda, mas a prece, sim.

8 – Vocês obterão idéias e sentimentos sobre a tomada de ação. Esta é a orientação divina em resposta aos seus pedidos por ajuda. Digam aos Anjos: “Obrigada por me darem sinais claros, os quais eu facilmente reconheço e compreendo e que guiam seguramente as minhas ações ao longo do caminho e da paz.”

9 – Vocês podem usar também um método que eu chamo: “Experimentem o seu futuro”. Ele é semelhante a dirigir um carro para testá-lo antes de comprá-lo. Isto é útil se vocês têm várias opções de escolha. Em um local tranqüilo, permitam-se imaginar que vocês escolheram a 1ª Opção. Sintam realmente esta experiência como se ela estivesse acontecendo agora. Então façam o mesmo com a 2ª e a 3ª Opções e assim por diante. Comparem como cada uma é para vocês. Embora não possam conhecer todos os fatores previsíveis, vocês podem ter uma noção das reações do seu corpo. E o seu corpo CONHECE, pois ele é uma ferramenta de adivinhação poderosamente precisa. Confiem!

10 – Se ainda precisarem de clareza, mantenham a intenção de entrar em contato com o seu Eu Superior. Então perguntem: “Qual a forma que me coloca no caminho do meu propósito de vida divino?” Confiem no primeiro pensamento que venha a sua mente. Qualquer coisa que lhes aproximem do seu propósito de vida (ainda que estejam inseguros do que isto implique exatamente), vai lhes trazer mais paz, harmonia e abundância.

Saibam que vocês merecem esta felicidade! Todos nós merecemos. Seu Criador, como qualquer pai amoroso, quer o melhor para vocês. E quando estão felizes e tranqüilos, todos nós nos beneficiamos. Afinal, a paz mundial ocorrerá quando todos estiverem em paz. Ao darem os passos para trazerem a paz a si mesmos, vocês contribuem para a paz mundial. Vocês se tornam um modelo da paz, inspirando outros a fazer a jornada também.

Que a Paz e o Amor estejam com você e os seus,

Doreen Virtue


Traduzido por: Regina Drumond Chichorro – reginamadrumond@yahoo.com.br

© 2008 Angel Therapy, Inc.

Todos os Direitos Reservados.
http://www.angeltherapy.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Grande Sol Central





Capítulo - 30

Livro de Ouro de Saint Germain





(Mensagem de Saint Germain no Dia de Natal)



Com grande alegria, observamos a tremenda vitória individual, nacional e Cósmica, quando colocamos em uso essa Magna Energia e podemos cooperar com aquelas Grandes e Poderosas Correntes de Energia Cósmica, dirigidas por essa Grande e Sábia Inteligência. Sabemos que cada passo que damos para diante nos leva mais e mais para perto D’Essa Poderosa Glória e Liberdade, que muitos estão aprendendo a sentir e a realizar.

Como são diferentes todas as atividades quando se trabalha em conjunto com Essa Grande Sabedoria Cósmica, que já não está limitada a restringir Sua Poderosa Energia devido ao livre-arbítrio do indivíduo! Atualmente as Atividades Cósmicas das nações são o que mais importa; depois vêm as atividades do individuo.

Antigamente, certas Atividades Cósmicas tiveram que esperar por causa do indivíduo. Agora, a Grande Roda Cósmica girou, trazendo conjuntamente todas as atividades nacionais, emocionais e mentais para essa Grande Preparação, onde cada dente

da roda tem que encaixar na Realidade Cósmica.

Como o livre-arbítrio do indivíduo limita o externo, haverá muitos indivíduos e condições que serão como que passados através de grandes rodas, em que todas as qualidades indesejáveis fossem exprimidas e consumidas pelo poder da Chama Dirigida Conscientemente.

A Poderosa Radiação conscientemente dirigida do Grande Sol Central pela Grande Hoste dos Mestres Ascensionados não somente está causando um tremendo efeito nas mentes e sentimentos da humanidade na superfície da Terra, mas também muito profundamente dentro das camadas terrestres. Por isso, tem sido possível impedir grandes desastres.

Desejo expressar Meu Grande Amor, Gratidão e Bênção aos muitos estudantes que estão projetando seu Imenso Amor, Sabedoria e Poder da Divina Presença “EU SOU” nos mundos mental e emocional. Asseguro-vos que um trabalho gigantesco está sendo realizado. Se a humanidade e os amados estudantes pudessem compreender, de uma vez por todas, que toda causa reside dentro do mundo mental e emocional, alcançariam um

ponto de compreensão onde saberiam, com plena segurança. Que a atividade externa da humanidade tem que ser correta para que manifeste a Perfeita Ordem, o que só poderá ser conseguido quando a única causa (as atividades mentais e emocionais) for corrigida e dominada.

Quem assegurar àqueles que fizeram a seguinte pergunta em suas mentes: “E realmente verdade que se evitou uma grande devastação?” Devo dizer-vos que um dia verão e saberão a Verdade do que Eu disse.

Desde 300 anos depois do Ministério de Jesus, a humanidade desviou-se para se ocupar dos efeitos em vez das causas, e é por isso que não se tem podido dar-lhe uma assistência permanente. Agora, com a assistência que a Roda Cósmica permite, é possível trazer outra vez à consciência da humanidade a necessidade de trabalhar com a causa, e assim o efeito, posto fora de circulação, deverá desaparecer.

É por isto que o conhecimento dos Poderes da Grande Presença “EU SOU” está fazendo com que os estudantes trabalhem somente com essa Única e Poderosa Presença, cuja causa é a Perfeição PLENA, como muitos desses estudantes estão provando por si mesmos.

Quando vossa atenção se fixar na Presença ‘EU SOU”, estareis tratando com a única e mais Poderosa Causa, cuja Única Expressão é a Perfeição. Portanto, vosso mundo se encherá primeiro com o bem-estar e o sossego, e através disso começam a sentir a Glória d’Essa Magna Presença. À medida que isso ocorre, a pessoa compreende que pode alcançar esta “Poderosa Presença” conscientemente, e libertar uma avalanche tão poderosa de Sua Potente Energia, que o humano só tem tempo de requalificar uma parte, envolvido como está nas suas limitações e desarmonia,portanto, o poder que se requer para dar Prova

Eterna ao indivíduo está mantido. Assim, através do próprio esforço auto-consciente do indivíduo vem o reconhecimento, cada vez maior, das possibilidades dentro de sua compreensão consciente. Natal, Eu digo compreensão consciente, porque é somente através: primeiro, do reconhecimento consciente; segundo, da aceitação; terceiro, da aplicação, ou, em outras palavras, é dirigindo conscientemente esta Poderosa Inteligência e Energia Pura que o externa ou o humano se mantém suficientemente apto para captar estas poderosas atividades.

Que lástima tenha a humanidade acreditado por tanto tempo, e muitos indivíduos muito sinceramente também, que se pode curar o ódio, a condenação e a crítica com essas mesmas impropriedades! Que fútil e trágico tem sido esse falso conceito! Acreditai-me, Filhos da LuzI O ódio nunca curou o ódio e nunca o curará. A condenação e a crítica nunca curaram seu igual porque, como temos dito tantas vezes, ‘Aquilo em que vossa atuação e visão se fixam, estais qualificando e forçando a entrar em vosso mundo e lá residir e atuar.”

Apesar do que temos dito e divulgado, muito pouco se entendeu sobre o quanto que a personalidade está conscientemente qualificando, a própria atmosfera e condições ao seu redor, com as coisas que não quer, através da crença de que pode continuar tendo qualquer classe de sentimento, pronunciar palavra de discórdia, ódio e limitação, e não ser afetada por elas. Este conceito obstinado e falso da humanidade encheu o mundo com toda classe de perturbação.

Agora, esta Poderosa Luz Eterna está sendo liberada para ensinar a humanidade por que o mundo externo está tão cheio de tragédias. Se Eu vos fosse revelar por meia hora quanto egoísmo tem sido retirado do mundo mental e emocional da humanidade, desde que estas aulas do “Eu SOU” começaram, quase não poderíeis acreditar toda a vitória que em tão pouco tempo foi conseguida. Isto não teria sido possível se não fosse esta ‘Poderosa Eterna Radiação da Luz da Grande Hoste de Mestres Ascensionados, do Grande Sol Central, os Mestres de Vênus, o Velador Silencioso (Cyclopea) e dos poderosos Deuses das

Montanhas”.

Tudo isto tornou possível a realização, pela qual a Legião da Luz e a Grande Fraternidade Branca têm trabalhado durante séculos. Este trabalho continuou ininterrupto por 14.000 anos. Os Grandes Ascensionados viram a Vitória desde o começo; porém tiveram a paciência infinita de suportar a teimosia da humanidade e esperar século após século. No entanto, não houve um só sentimento, nem um só pensamento de impaciência ou uma idéia como esta: “Por que não se modifica a humanidade?” É apenas dentro dos limites do pensamento humano em que entram os sentimentos de julgamento e de impaciência.

Assim, amado estudante da Luz,dizei a toda aparência limitadora discordante: ‘Vai-te, impotente criação humana! Eu não te conheço, meu mundo está cheio somente com a Perfeição da Minha Poderosa Presença “EU SOU”. Eu retiro de ti, aparência sem sentido, todo poder para danificar ou molestar. Eu caminho na Luz da Divina Presença “EU SOU” onde não há sombra e estou livre, para sempre livre.

Eu vos digo, amados estudantes, que não deixeis de carregar vossa mente, corpo, lar, mundo e atividade com o Poderoso Amor, com a perfeição e com a Atividade Inteligente de Vossa Poderosa Presença “EU SOU”.

Lançai através de vossa projeção consciente, como um grande canhão, a Poderosa Chama Violeta Consumidora, para que consuma todo o indesejável e imperfeito de vosso mundo de atividade. Qualificai isto conscientemente com o Poder Pleno do Amor Divino em Ação; depois, vede e senti a grande Beleza, Felicidade e Perfeição que experimentareis à medida que avançardes. Eu insisto, com todo o Amor de Meu Ser, para que carregueis tudo o que está dentro da atividade de vossos pensamentos e sentimentos, com Amor, Opulência e Vitória Perfeita. Fazei esta qualificação com energia dinâmica.

Colocai nessa qualificação um tão grande sentimento e segurança, e vereis as maiores transformações em vosso mundo, de atividade e ambiente, as quais podereis quase comparar com a fricção da “LÂMPADA DE ALADIM”.

Quando chamais a Poderosa Presença “EU SOU” à ação em vossa vida, ambiente e atividade, a luta cessa. O indesejável sai, a Presença “EU SOU” entra, e observareis que ingressastes em um novo mundo, cheio com a felicidade e a perfeição que vós sabeis que existia em algum lugar, dentro de vosso coração.

Amados meus, não importa quão humilde vossa posição presente pareça ser agora. Chamando vossa Presença “ EU SOU” à ação, podereis transformar tudo dentro de vosso mundo e enchê-lo com a Perfeição que desejais.



MUITO IMPORTANTE



Treinai aquietar o externo, ainda que seja por cinco minutos, três vezes ao dia. Ao terminar, com toda a calma de vosso Ser, chamai a Poderosa Presença ‘EU SOU’ à ação, e obtereis toda as provas do mundo que desejais ter da Presença, Poder e Domínio de vosso Divino Deus Interior.

O amado Mestre Jesus deseja que Eu Vos transmita Seu Amor e Segurança de que Ele mandará sua Radiação Especial aos estudantes sob esta vibração durante todo o ano. Ele enviará sua mensagem no dia de Ano Novo. Esta é a mensagem de Natal que a Hoste dos Grandes Mestres Ascensionados, a Legião da Luz e a Grande Fraternidade Branca vos enviam hoje.

Que vossos corações, amados estudantes, sejam preenchidos com a Presença Eterna do Amor Divino e sejais vós tão carregados com Sua Presença Ativa, que vossa Radiação se tome uma Atividade Eterna e Consumidora, deixando de fora tudo, exceto a Luz Eterna da Perfeição.

Eu carrego o mundo mental-emocional da humanidade com essa Presença Ativa e Eterna do Amor Divino, manifestado por onde quer que seja, nos corações e mentes do gênero humano. Em nome, no Poder, no Amor d’Essa Luz Eterna e Perfeita do Universo, Eu libero a Chama Consumidora e Purificadora e a envio a Toda a Terra, libertando a humanidade , controlando seus sentimentos e sustentando-os na Presença Governante e na Perfeição do Amor Divino, agora e para sempre.



Com todo o Amor de Meu Ser,

SAINT GERMAIN

domingo, 1 de abril de 2012

Preparação da Páscoa - Livro de Ouro de Saint Germain





SAINT GERMAIN  - Cap 23


INVOCAÇÃO: - Oh, Poderosa Inteligência Infinita, Tu, que tens Poder sobre todas as
coisas! Nós saudamos Tua Presença Onipenetrante, Tua Vida Onipenetrante, o
Princípio animador de cada ser humano. Damos graças porque o "EU SOU" é a
Grande e Poderosa Presença", "EU SOU" ancorado no coração de cada um dos filhos
de Deus", cumprindo o Plano Perfeito, apesar de toda a resistência da atividade
exterior da mente.


Damos louvor e graças por ser a sábia orientação de Tua Poderosa Energia suficiente
para abençoar - através daqueles que têm entendimento- e fazer prevalecer em toda
pane Tua Maravilhosa Luz e Inteligência.
Eu vos trago saudações da Grande Hoste e de Jesus pessoalmente, que hoje vos falará
de novo através de Seu Raio.


DISCURSO DO BEM-AMADO MESTRE JESUS


Durante minha existência na Judéia, quando falei aos homens, foi com aquela
autoridade da "Presença Eu Sou", que Eu reconhecia como a Única Inteligência e
Poder ativo que podia atuar. Tinha consciência da atividade exterior das mentes dos
humanos que me cercavam mas, como vos disse antes: somente quando comecei a
usar a afirmação "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA", é que a plenitude da
Minha missão, e como deveria ser cumprida, Me foi inteiramente revelada. Eis o
ponto específico que hoje desejo expor aos discípulos. Dentro de vós está a mesma
"Poderosa Presença Eu Sou" que usei para realizar a Perfeição dessa Poderosa
Presença. Isso parecia à humanidade daquele tempo, a realização de milagres.
Entretanto, Eu vos asseguro, consistia apenas em fazer atuar, conscientemente, as
Leis Cósmicas que sempre estão junto a vós, para serem postas em atividade através
de direção consciente.

O erro que os discípulos cometem e que retarda seu adiantamento, é acharem que
estão mentindo ao afirmar a perfeição que ainda não viram manifestada em sua
aparência ou atividade. Digo-vos sinceramente, por Minha própria experiência, que
devemos reconhecer a Única Presença, Inteligência e Poder, em seguida proclamá-la
como nossa em cada um de nossos pensamentos e atividades. Este é o único modo
pelo qual esta Grandiosa Perfeição pode se manifestar na aparência externa e na
plenitude do vosso uso. Embora essa perfeição não se tenha ainda manifestado
aparentemente, isto não deverá impedir-vos de aplicar e proclamar a perfeição como
vossa própria. Qualquer pessoa de inteligência mediana tem apenas que parar e
pensar que a energia, o princípio vital que está usando, é DEUS, a Grande Presença
"EU SOU". Por conseguinte, Sua Presença, Poder e Energia são sempre autosustentadas.
Proclamando esta Grande Presença e Sua atividade; estais conscientemente pondo-a
em ação em vossa vida, vosso lar, vosso mundo e negócios. Hoje, como na época de
Meu Ministério, o problema financeiro parece ser de extrema importância; mesmo
assim, habilitados como estais a exercer vossa consciente manipulação e direção da
grande energia, substância e opulência que vos rodeiam, tendes tudo com que atrair
para vós essa maravilhosa, onipresente opulência de Deus.

Quando dizeis "EU SOU", estais imprimindo o impulso necessário à realização, dos
vossos pedidos conscientes. Uma das primeiras coisas que se tornaram claras à minha consciência, foi o Meu poder natural (e de todos) de qualificar esta energia,
conscientemente dirigida, com qualquer coisa que pareça necessária. Tudo isso deveis
solicitar com determinado esforço consciente, sabendo que, no pedido consciente, está
a “Presença EU SOU" falando e agindo. Portanto, Ela tem todo poder e autoridade
para revestir com Sua espécie, seja qual for a ordem dada pela consciência do
indivíduo.

Cientes de que sois a "Presença EU SOU" agindo sempre, então deveis saber que sois,
nesse momento de reconhecimento, um invencível imã de atração que obriga a cada
atividade do Universo se precipitar para vós afim de cumprir a ordem. A única razão
pela qual isso não vos parece ser assim, é que, em alguma parte de vossa consciência,
há um sentimento de incerteza, seja quanto à vossa habilidade, vossa autoridade, ou
quanto à Onipotência da Presença para atuar. Porém, Eu vos asseguro é um prazer
colocar diante de vós estas Leis simples, ainda que poderosas e invencíveis em suas
atividades, que vos proporcionarão liberdade e domínio sobre todas as coisas que vos
parecem ser uma montanha de obstrução em vosso trajeto.
À medida que continuardes a aceitar e usar essas Leis em vossa atividade,
percebereis que estais obtendo domínio sobre os quatro elementos: fogo, ar, água e
terra.

Quando vos tornardes conscientes da "Chama de vossa Divindade" estareis atuando
do mais alto dos quatro elementos, que é o fogo, a Verdadeira Atividade do Espírito.
Assim como a atividade consciente está para a inconsciente, assim está o uso
consciente da Chama para o reconhecimento da Luz. O elemento natural de vossa
alma é a "Chama", de acordo com o antigo culto do Fogo e do Sol. Quando uma pessoa
se torna consciente de que pode usar e dirigir esta Chama Consumidora, penetrou no
Grande Poder.

Quando se possui o conhecimento do domínio sobre os quatro elementos, nada mais
resta senão empregá-lo, pois trazendo-o à consciência através da prática é possível
dirigir o raio, dominar a tempestade, controlar as águas e andar ileso no meio do fogo.
Perguntar-me-eis: como pode alguém fazer uso de alguma coisa antes de conhecê-la e
saber se possui aptidão para colocá-la a seu serviço?
Em tal caso, pela prática do seu uso, ele se tornará absolutamente invencível em seu
manejo. Desejo ardentemente que isso se torne claro para vós, que estais sendo
instruídos nas Leis exatas que Eu usei e que cada um pode usar, desde que tenha
atingido o estado ascensionado.

Tudo é uma questão de uso, uma vez que conheceis essas Leis e sabeis que a
"Presença EU SOU", que sois, tem toda Inteligência, Poder e Autoridade para dirigir
conscientemente a energia, através da atividade exterior de vossa mente. Logo, não
temais usá-la para curar, fazer prosperar, abençoar e esclarecer vosso próximo.
Suprimi para sempre de vossa mente a idéia de que possa haver algum egoísmo em
vosso reconhecimento consciente de que a "Presença EU SOU" vos dirige e está
atuando. Não importa o que pedirdes em vosso benefício, desde que vos torneis mais
aptos em reconhecer vosso poder para abençoar. Não vedes, então, que não pode
haver egoísmo no desejo de conseguir maior habilidade e perfeição? Aquele que pense
poder descansar em cima da realização de outrem, comete grande erro. As pessoas só
Podem chegar à realização através do seu próprio esforço consciente, dentro deste
maravilhoso conhecimento. Ninguém pode progredir por outro, mas cada um pode ser
de imenso auxílio para seu semelhante, declarando com intensidade: "EU SOU a
Única Presença e Inteligência atuando dentro daquele indivíduo". Isso pode ser
qualificado com qualquer coisa de que a pessoa mais pareça necessitar.
O primeiro dever de todo indivíduo é amar e adorar a Única e Poderosa "Presença EU
SOU" que está presente em toda pane.

Vede como isso constitui um ensejo muito satisfatório de amar também vosso inimigo
quando dizeis: "EU SOU a única Presença e atividade atuando ali". Se a ignorância
da atividade exterior da mente parece haver criado desordem, dor e limitação, então
sabei que, a criação incorreta, por si mesma não tem poder. Nada há que a sustente, a
não ser a opinião errônea do indivíduo, por conseguinte ela não possui poder autosustentador.
Se fostes tão desventurados que criastes desarmonia, desordem e
limitação, não vedes que só através do Poder da "Presença EU SOU", a Chama Vital e
Consumidora (deveis conscientemente apelar à Lei do Perdão) podeis consumir tudo o
que indevidamente criastes em vosso mundo?

Isto facilmente se tornará claro para vós, quando começardes a limpar vosso mundo
de sua desordem e de suas criações erradas. Então, apresentar-vos-eis com o
esplendor do Sol, a Luz da Vida Eterna, juventude, beleza e opulência, segurando em
vossas mãos, para uso imediato, o Cetro do Poder da "Presença EU SOU", que sois
vós mesmos.

Quando quiserdes falar com autoridade, silenciosamente, a outro ser, pronunciai seu
nome e verificareis que a ajuda, a energia que enviastes, será muito mais facilmente
recebida. É o mesmo que chamar a atenção de uma pessoa com a qual quereis falar.
Dizei seu prenome e logo transmiti a mensagem. É a forma de enviar a energia
silenciosamente. Sabendo que o "EU SOU" está presente em toda parte, vereis como é
possível falar com qualquer pessoa do outro lado da Terra, por intermédio da Grande
Presença, tão facilmente como se essa pessoa estivesse no mesmo quarto.

Porém se alguém pretender usar este conhecimento para prejudicar ou trem, então
passará através de sua alma e de seu corpo, o dardo eletrônico carregado com a
intenção enviada. Não vacileis, amados filhos! Empunhai este Cetro de vosso poder e
domínio! Usai- o para curar, abençoar, fazer prosperar e iluminar, e tereis todas as
coisas terrestres precipitando-se para satisfazer o vosso mínimo desejo.