terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O poder da mãe

Mãe também é anjo da guarda - by mima***

 

O poder da mãe
 
A mãe tem um poder marcante na vida de cada ser humano. Nos nove meses em que ficou em gestação dentro do ventre materno, recebeu dela muitos estímulos pelo líquido uterino, morno e aconchegante, ouvia as setenta e duas batidas por minuto do seu coração, sentia as vibrações, pressão e movimentos do seu corpo, durante o andar ou o seu falar.

Sentia até quando a mãe acariciava a barriga como se estivesse acariciando o bebê, estímulos físicos que a acalmavam e também ao feto. Ao sair do ambiente aconchegante do útero materno, no qual sentia-se bem, protegido e em segurança, o bebê obviamente continua a receber de sua mãe os estímulos físicos e psicológicos, além dos cuidados que o fazem, nesse período sentir-se bem e feliz: é amamentado, cuidado, abraçado, beijado, acariciado, embalado, lavado, carregado, etc. Quando o bebê vai crescendo, desenvolvendo a sua independência como ser humano, ele recebe ainda grande influência de sua mãe, além de outros adultos que com ele convivem.

O poder de uma mãe na vida de cada ser humano é tão forte que poderá formar uma personalidade sadia ou desequilibrada na criança, dependendo de como a mãe a trata e estimula. Se cada mãe fizer bem o seu trabalho, na sua importante missão como educadora e incentivadora de uma vida saudável na criança, certamente os resultados serão muito positivos. Uma mãe incentivadora dará estímulos positivos ao filho como, por exemplo: "Amo você, como fico feliz de você ter nascido meu filho/a", "Parabéns, está muito bom isso que fez", "Você é inteligente e uma boa criança", "Sei que você é capaz de fazer, tente de novo".

Feliz da criança que tiver uma mãe que lhe dá estímulos positivos como esses, estímulos de amor, de aceitação e de confiança, que sabe valorizar os seus acertos e que sabe agir quando a criança erra, orientando-a para aprender a fazer o certo. Esse é o agir de uma mãe com atitudes de firmeza mas com um coração enorme, formando um filho saudável, uma pessoa com qualidades humanas. Uma mãe que faz a criança aprender as regras de um conviver sadio, aprendendo a ser disciplinada nas coisas da vida, e a aprender os limites que existem, evitando que a criança desenvolva a atitude de que "pode tudo" sendo uma "pequena tirana", dominando os pais com suas birras e vontades, e em casos extremos, ache normal realizar atos de vandalismo, a ser agressiva e violenta.

É preciso que haja, cada vez mais, mães educadoras e estimuladoras, mães atentas e interessadas no desenvolvimento dos seus filhos. Agindo assim, essas mães estarão influenciando positivamente na formação da personalidade da criança, formando nelas uma auto-imagem positiva. Essa formação saudável influenciará toda a vida daquela criança levando-a, quando adulta, a ser equilibrada e feliz, contribuindo para que a sociedade humana seja melhor, com pessoas de qualidade.

Ao contrário disso, se uma mãe der à criança mensagens negativas, depreciativas ou agressivas, certamente estará formando uma personalidade problemática. Mensagens negativas como, por exemplo: "Você não deveria ter nascido, detesto você!", "Espera só seu pai chegar para ver a surra que vai levar!", "Não adianta tentar, você não é capaz de fazer", "Desça já daí! Você não tem capacidade para subir aí!", "Como você é burra!", "Como você é lerda para aprender!", "Burrice igual à sua eu nunca vi!", "Você é surda, sua idiota?!" Estímulos negativos como esses certamente irão contribuir para formar uma criança insegura, medrosa ou agressiva, com problemas de relacionamento e até uma criança violenta, que terá problemas de aceitação de si mesma e dos outros. Quando a mãe é educadora negativa está, na realidade realizando um grande desperdício de oportunidades para formar um filho saudável e equilibrado. Na adolescência ou na vida adulta desse filho, é que a mãe (e a sociedade) colherá "a tempestade" dos desequilíbrios que ela própria, como mãe, plantou na educação do filho.

A sociedade atual necessita urgente de mães que realizem ações para que seus filhos evoluam com personalidades saudáveis e equilibradas, contribuindo assim, para que a sociedade seja formada por crianças, jovens e adultos melhores. Ainda é tempo, ainda é possível realizar mudanças para uma sociedade melhor. Você que é mãe, faça bem a sua parte!  

Antonio de Andrade é psicólogo e escritor. Seus Livros, Artigos, Cursos e Palestras podem ser conhecidos pelo site editora-opcao.com.br




O diário da mãe que ora


Ninguém melhor que Deus para compreender o que se passa no coração de uma mãe. E ninguém melhor que Stormie Omartiam para ajudá-la a registrar seus anseios e suas inquietações.  
Stormie Omartian vem há anos despertando pessoas em todo o mundo para a importância da oração, especialmente com os bestsellers O poder da esposa que ora, O poder do marido que ora e A Bíblia da mulher que ora. Agora a Mundo Cristão lança O diário da mãe que ora, voltado especificamente para as mães orarem por seus filhos.

Acreditando na importância da oração das mães na vida dos filhos, Stormie apresenta curtas mensagens devocionais, baseadas em textos bíblicos, cada uma sobre um tema diferente, para que, diariamente, você consagre a vida de seus filhos a Deus sob os mais diversos aspectos.

As passagens bíblicas e as curtas orações deste diário, de acordo com a autora, devem servir de inspiração para que você, mãe, descreva em mais detalhes as questões relevantes para você e seus filhos.

De uma forma bem pessoal, cada mãe poderá orar por temas bem específicos na vida de seus filhos e também sobre sua vida:

- fé
- crescimento espiritual
- amizades
- futuro casamento
- amor
- perdão
- proteção
- e muitos outros

Este deve ser o seu diário de oração, no qual você escreverá seus pedidos de oração a Deus e também as respostas que receber. Mais do que um caderno de anotações ou uma caderneta de oração, este livro será um documento importante para sua jornada de fé como mãe. A capa dura ajudará você a conservar estas preciosas memórias.

Um dia, ao relê-lo, você confirmará que Deus, a sua maneira, sempre responde a nossas necessidades.


Meu desejo é que as passagens bíblicas e as orações curtas deste diário lhe sirvam de inspiração para descrever em mais detalhes as questões relevantes para você e para seus filhos. Stormie Omartian


O diário da mãe que ora é uma publicação da editora Mundo Cristão em parceria com o Desperta Débora. Conheça mais sobre este ministério em www.despertadeboras.com.br.

Veja também SÚPLICA DE MÃE PARA SEU(S) FILHOS(S)
http://martinhamimaeusouluz.blogspot.com/2012/02/suplica-de-mae-para-seus-filhoss-108.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário